Reprodução Humana

Preservação da fertilidade em pacientes Oncológicos


Tratamentos como a quimioterapia e radioterapia podem comprometer a fertilidade, pois afetam os ovários e testículos, podendo danificar os óvulos e espermatozóides.

Este comprometimento varia de caso a caso e depende da dose e duração do tratamento.

 Para quem é indicado?

  • Pacientes em tratamento com quimioterapia e radioterapia
  • Cirugias inguinais e pélvicas que possam afetar o aparelho reprodutor

Preservação da fertilidade feminina

A mulher já nasce com uma quantidade limitada de óvulos. Ao longo dos anos, os óvulos diminuem gradativamente a começar pela primeira menstruação, ou menarca, como também é conhecida, até chegar a menopausa, quando já não existem mais óvulos disponíveis. A radioterapia e  quimioterapia, tendem a acelerar ainda mais esta perda da capacidade reprodutiva.


Congelamento de Óvulos 

É uma excelente alternativa por oferecer bons resultados de gravidez futura. A paciente será submetida a um tratamento de indução/estimulação da ovulação com a retirada dos óvulos e posterior congelamento.

  Técnica congelamento de óvulos

Congelamento de Tecido Ovariano

Pode ser uma ótima alternativa, em crianças que ainda não atingiram a puberdade e portanto não tenham óvulos para serem congelados. É utilizada uma técnica para retirada de parte do tecido ovariano. Este tecido é congelado e poderá ser reimplantado na região pélvica próximo as trompas, ou em locais  como abdome ou braço.

Congelamento de Embriões

Para se realizar esta técnica, a paciente fará uso de hormônios que estimularão os ovários. Após o período de estimulação necessário, os óvulos são coletados e fertilizados em laboratório com os espermatozóides do parceiro, que também serão coletados no mesmo dia, ou até mesmo, descongelados, caso o paciente também tenha optado pela técnica de congelamento de sêmen. Posteriormente formam-se os embriões que serão congelados, permanecendo assim por tempo indeterminado.

  Processo congelamento de embriões


Preservação da Fertilidade Masculina


Congelamento de Sêmen

Espermatozóides obtidos através de masturbação são avaliados, preparados e armazenados a temperaturas - 196ºC.

 Congelamento de Sêmen

Você paciente em tratamento oncológico que deseja preservar sua fertilidade, saiba que temos um médico exclusivo que irá lhe acolher do início ao fim do tratamento. Fazer com que você se sinta acolhido e bem, é o nosso objetivo.

A Clínica Sesma possui pacotes especiais para pacientes que estão em tratamento oncológico. Nosso objetivo é possibilitar para você que está em tratamento oncológico alternativas para preservar seu futuro, cuidando do seu presente.

Construir uma família é o sonho de todos, e deve ser preservado!