Reprodução Humana

Engravidar após Vasectomia


O procedimento de vasectomia consiste na esterilização definitiva, onde o canal deferente, responsável por levar os espermatozoides até o ejaculado, é cortado.

Após um certo tempo do procedimento, muitos pacientes que se submeteram a esse processo podem desejar ter outros filhos.

Para esses casos existem duas possibilidades, a reversão da vasectomia ou o tratamento de Fertilização In Vitro (FIV).

Mas, será que a reversão vale a pena?

Para avaliar a possibilidade de uma reversão é necessário analisar alguns pontos como: anos de vasectomia e também a idade da mulher e sua reserva ovariana. Quanto maior o tempo de realização da vasectomia menor é a chance de gravidez espontânea.

Como funciona a reversão?

A reversão da vasectomia pode ser realizada através de uma técnica microcirúrgica. Nesse processo, é realizada uma incisão na bolsa testicular e ocorre a recanalização dos ductos deferentes.

Para verificar se a reversão ocorreu com sucesso, é indicado que o paciente realize o exame de espermograma 45 dias após, para avaliação qualitativa e quantitativa dos gametas. O tempo para recuperação dos gametas pode ser de 6 meses a 1 ano.

Como funciona a Fertilização In Vitro?

O tratamento de Fertilização In Vitro, consiste na manipulação dos gametas femininos e masculinos há a fertilização em laboratório e os embriões formados são transferidos intra-útero.

A paciente deverá utilizar medicamentos necessários à estimulação ovariana, para se obter um maior número de óvulos. Após os folículos atingirem o diâmetro de 18 mm a paciente recebe uma última medicação para ajudar a desenvolver e amadurecer os óvulos e é realizada a coleta dos mesmos.

Devido a vasectomia, a obtenção dos espermatozoides não ocorre de forma natural, através do ejaculado. O homem não deixa de produzir espermatozoides por ter a vasectomia. Para realizar a obtenção dos espermatozoides é necessário a realização de um procedimento de punção dos espermatozoides dos testículos (TESA) ou epidídimo (PESA).

Para saber qual o procedimento que você deve realizar para realizar o seu sonho, é necessário que consulte um médico especialista para que avalie, de forma individual, as suas probabilidades de sucesso.