Reprodução Humana

Como escolher uma clínica de Reprodução?


A escolha de uma clínica para se realizar o tratamento de Reprodução Assistida é um dos processos mais importantes do tratamento.Alguns fatores influenciam na escolha da clínica, como indicação de uma conhecida, taxa de sucesso e preço. Mas, além desses fatores que são importantes, é preciso levar em consideração a estrutura que a clínica proporciona, o acolhimento do seu médico, pois é ele quem irá cuidar do seu caso do início ao fim do tratamento, então a confiança em seu trabalho deve existir, sem ela, melhor nem começar o tratamento.

É comum os pacientes primeiro pesquisarem o preço para assim depois agendar uma consulta, essa forma não está errada, mas antes de questionar o preço é necessário analisar o que a clínica lhe oferecerá, comece a se perguntar se:

A clínica possui estrutura completa?

Existem alguns consultórios que se denominam como clínica, porém não possuem estrutura completa para realizar todo o tratamento, sendo necessário que o casal se desloque para um outro lugar afim de realizar o tratamento, como: ultrassons, coleta dos óvulos, coleta do sêmen, fertilização e transferência dos embriões.


Os equipamentos são modernos e de última geração?

Os equipamentos que ajudam no processo do tratamento de Fertilização são de suma importância para que o sucesso da fertilização. Eles por sua vez tendem a ser caros, resultando no preço alto de uma FIV.


O laboratório possui condições que possibilitarão o desenvolvimento de seus embriões?

O laboratório de FIV é o lugar onde que seus embriões irão se desenvolver até o estágio antes da transferência deles para o útero materno. Ele deve simular todas as características que o útero possui, como: ambiente neutro, pouca luminosidade e temperatura adequada pra o seu melhor desenvolvimento.


O médico te passa confiança durante a consulta, esclarece as suas dúvidas?

A primeira consulta é que lhe dará parâmetros para avaliar se é naquela clínica, e com aquele médico, que você realizará o seu tratamento na busca do tão almejado positivo. A confiança é algo que não pode ser forçada, ela vem de forma natural, é como uma empatia, ou você tem ou não tem. Então, na primeira consulta verifique se o médico lhe transmite essa confiança, esclarece as dúvidas e lhe dá a devida atenção, pois o seu caminho para chegar até ali não foi fácil, então o médico precisa amenizar um pouco de forma acolhedora essa sua dor.


O atendimento é individualizado?

O tratamento individualizado é aquele em que o médico procura entender o seu caso, toda a sua trajetória até a sua chegada na clínica. É importante que o médico realize uma anamnese para que posteriormente solicite ao casal exames para investigação do caso, indicação de medicamentos de acordo com as suas necessidades e também possibilidades.


Tem exclusividade no seu tratamento?

A exclusividade no tratamento é aquela voltada para entender o seu caso, destinar o protocolo de medicamentos e na escolha do tratamento de acordo com as suas necessidades. Não existe fórmula pronta, cada caso é um caso e deve ser tratado como tal. O mesmo protocolo de medicamentos para todos os casos não vai surtir o mesmo efeito em todos os pacientes, pois cada organismo reage de uma forma, alguns conseguem com determinada dosagem atingir um número excelente de óvulos, outro com a mesma dosagem do anterior, provavelmente não responderá da mesma forma, podendo até não ter quantidade suficiente de embriões posteriormente.


Se sentiu acolhido por todos na clínica?

O acolhimento é elemento fundamental para se escolher a clínica que irá cuidar dos seus bebês e principalmente de você. Ele tem início desde a recepção, com a atenção que a recepcionista disponibiliza ao sanar suas dúvidas, passando pelos embriologistas e essencialmente pelo médico.


Como ocorre o processo de fertilização?

O processo de fertilização é uma das etapas mais importantes no seu tratamento. Você deve questionar já em consulta como ele ocorre, quais os métodos que são utilizados, meio de cultura, equipamentos, tipo de transferência que realiza, estágio dos embriões, este sendo o principal responsável pelo o sucesso do tratamento.


As medicações são escolhidas conforme a necessidade do paciente?

Como mencionado anteriormente, cada caso é um caso e não deve ser generalizado para todos como o único método de se obter o tão sonhado positivo. Algumas clínicas utilizam em seu pacote o medicamento incluso, procure entender como funciona esse protocolo, se existe flexibilidade, ou se para todos os casos é dada a mesma dosagem e o mesmo tipo de medicamento, pois cada organismo necessita de dosagens diferentes de medicamentos e nem todos podem ser usados a mesma fórmula. O medicamento incluso tende a diminuir os custos com o tratamento, pois algumas clínicas conseguem medicamentos mais em conta com fornecedores, desde que sejam em grande quantidade, porém nem sempre o barato vale a pena. Procure se informar quantas pacientes engravidaram naquela clínica, quais os medicamentos que elas utilizaram e qual a taxa de sucesso da clínica, é um direito seu saber e dever da clínica em lhe passar a verdade.


Os profissionais que nela trabalham são capacitados e se atualizam constantemente?

O médico que irá cuidar do seu caso deve possuir um título de especialista em Reprodução Assistida, pois ele saberá avaliar melhor o seu caso, se porventura ocorra alguma intercorrência durante o tratamento e principalmente avaliando a fundo o seu caso. Os embriologistas são peças fundamentais que devem possuir especialização e se atualizar constantemente.


A Clínica Sesma possui uma estrutura completa, com equipamentos modernos e tecnologia de última geração. Nosso laboratório possui toda a estrutura para simular as condições do útero materno possibilitando que os seus embriões evoluam adequadamente.

Contamos com profissionais capacitados e especializados com o objetivo de produzir sempre os melhores resultados. O atendimento diferenciado começa com a consulta com a médica Ginecologista, Obstetra e Especialista em Reprodução Assistida pelo  Hospital Sírio Libanês, todos os procedimentos são realizados na clínica, desde o primeiro ultrassom para contagem dos folículos (óvulos), coleta do sêmen, coleta dos óvulos, fertilização e transferência dos embriões e até o ultrassom para confirmação da gravidez. Após a consulta com a médica especialista, a segunda etapa é o atendimento pela Psicóloga que tem como finalidade ajudar o casal a atravessar esse momento do tratamento; finalizando com os embriologistas que são os responsáveis pelo laboratório e por todo o procedimento de fertilização, monitoramento e escolha dos melhores embriões que possibilitarão melhores taxas de sucesso.

Acreditamos que o acolhimento, o atendimento humanizado, a exclusividade no seu tratamento e profissionais capacitados são peças chaves para o sucesso do tratamento. Sempre leve isso em consideração, a estrutura oferecida, as condições do laboratório, a qualidade do atendimento e a capacitação dos profissionais que irão cuidar do seu caso.