Reprodução Humana

Acupuntura em Reprodução Assistida


A acupuntura tem ligação direta com o nosso organismo, sua tese é baseada em 5 elementos básicos da natureza: Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água. De acordo com essa teoria, cada elemento da natureza corresponde a um determinado órgão em nosso organismo. Como exemplo, a Madeira está relacionada ao fígado, o Fogo ao coração, a Terra ao baço-pâncreas, o Metal ao pulmão e a Água ao rim. Cada elemento desempenha uma função de controle e geração sobre o outro. Qualquer desequilíbrio do Yin-Yang ou dos 5 elementos seria responsável pelas doenças, segundo a Medicina Tradicional Chinesa.


A acupuntura consiste na técnica de estimulação de pontos específicos na pele com o propósito de liberar neurotransmissores e outras substâncias com efeito analgésico e anti-inflamatório. As principais técnicas de estimulação dos pontos de acupuntura são as próprias agulhas, digitopressão, eletroacupuntura (estimulo elétrico), moxabustão (queima da erva Artemísia vulgaris) e laser.

A acupuntura e a Fertilização In Vitro

Estudos realizados nos últimos anos, apontam que mulheres que se submeteram a técnica da acupuntura pareada com as de Reprodução Assistida obtiveram maiores taxas de sucesso, do que as que apenas se submeteram as técnicas de Reprodução Assistida. A acupuntura foi realizada somente no dia da transferência dos embriões, uma sessão antes e outra logo após o procedimento, com duração média de 25 minutos. A taxa de gravidez clínica no grupo das pacientes submetidas a acupuntura foi de 42,4% contra 26,3% no grupo das que não se submeteram.

Qual o cronograma do tratamento?

Estudos indicam que, a acupuntura deve ser indicada 2 a 3 meses antes mesmo do início da estimulação, serem mantidas durante o tratamento e realizada principalmente no dia da transferência de embriões.

Quais são as principais ações da acupuntura?

  • Aumento do fluxo sanguíneo para o útero
  • Diminuição da ansiedade e do estresse emocional
  • Modulação dos hormônios femininos

Referências Bibliográficas
Tratado de Reprodução Assistida / Editores Artur Dzik, Dirceu Henrique Mendes Pereira, Mario Cavagna e Waldemar Naves do Amaral.