Reprodução Humana

Acompanhamento Psicológico


Quando se trata de maternidade, existe um fator determinante em realizar esse desejo chamado de ansiedade. Mas, quando nos deparamos com a possibilidade de um dos parceiros ser infértil, ou, ter problemas para engravidar, esse estado de ansiedade aumenta, e se mistura com a frustração. Alguns casais, chegam ao ponto de se separarem em decorrência desse problema. O apoio psicológico tem por objetivo ajudar o casal ao entendimento desses acontecimentos, principalmente os casais que buscam o auxílio das técnicas de reprodução assistida. É importante ressaltar que para que o auxílio médico tenha o efeito esperado, o casal precisa estar em equilíbrio e serem companheiros, são aspectos fundamentais para um progresso no tratamento.

O psicólogo tem papel importante no tratamento de reprodução assistida, ele avaliará o grau de controle emocional, auto-percepção, as expectativas, auto-imagem, sexualidade e conflito familiar. O profissional, irá se preocupar em conhecer a trajetória do casal desde a descoberta da infertilidade até o momento em que decidiram procurar ajuda e vai avaliar o nível de estresse de ambos. Várias pesquisas têm comprovado que a existência de estresse e ansiedade são condições que afetam o tratamento, tendo um resultado não favorável.

É por isso que nós da Clínica Sesma oferecemos às nossas pacientes um apoio psicológico, com atendimento individual do casal, com total sigilo das informações, em um ambiente confortável, pois sabemos que a ansiedade e o estresse são fatores determinantes para o progresso do tratamento.

Psicóloga da Clínica: Lívia Monseff - CRP 06/95246.