Notícias

Fertilização in vitro x Reversão de Laqueadura. Qual o melhor tratamento para mulheres que se submeteram a laqueadura tubária?

- Notícias

A laqueadura tubária é uma forma segura de evitar a gravidez, porém muitas mulheres se arrependem por diversas razões. Nesses casos, as mulheres que se submeteram à laqueadura tubária têm duas opções para voltar a ter filhos: a Fertilização In Vitro (FIV) e a reversão da laqueadura. A FIV é o tratamento onde coletamos os óvulos da mulher através de um procedimento cirúrgico sob anestesia e coletamos os espermatozoides do homem por masturbação, e fertilizamos os óvulos com os espermatozoides. Assim formamos embriões, e colocamos o embrião formado diretamente no útero. E aguardamos a gravidez! A reversão da laqueadura é um procedimento cirúrgico realizado por via abdominal ou laparoscópica com objetivo de fazer a reanastomone da tuba uterina.

Um estudo do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da USP avaliou que a laqueadura tubária não interfere nos resultados da fertilização in vitro e da transferência de embriões, mas que a resposta a indução da ovulação em mulheres acima de 35 anos é pior que nas mulheres mais jovens. E que os resultados da reversão de laqueadura tubária estão ligados à integridade anatômica e funcional das trompas, além da idade da mulher já que esse fator está diretamente relacionado a fertilidade.

De acordo com esse estudo, o prognóstico é melhor para mulheres mais jovens, abaixo de 35 anos tanto na FIV quanto na reversão da laqueadura. Dessa forma, os dois procedimentos têm indicações semelhantes, e a decisão pelo tratamento ideal deve ser realizada em conjunto do médico e paciente.


Fonte: Resultados de fertilização in vitro em mulheres submetidas previamente à laqueadura tubária – Rev. Bras. Ginecol. Obstet. vol.28 no.12 Rio de Janeiro Dec. 2006; Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP – Ribeirão Preto (SP), Brasil, Rosana Reis, George Dantas, Paula Andrea Salles Navarro, Carlos Henrique Medeiros,Wellington Martins, Rui Alberto Ferriani, Marcos Felipe Silva de Sá.



Compartilhar:
Imprimir: