Por que congelar os Óvulos?

Como seria bom se para nós mulheres a produção dos óvulos fosse ilimitada. Se não tivéssemos que nos preocupar  com a nossa fertilidade, com o prazo e ter filhos, não é mesmo? Infelizmente, sabemos que não é assim. As mulheres nascem com uma quantidade limitada de óvulos, que ao decorrer da vida vão se esgotando e quando chegamos num ponto em que acreditamos que estamos preparadas para ser mãe, eis o baque, as vezes pode ser tarde demais para o nosso relógio biológico. É neste momento que paramos e nos perguntamos: por que não tentei antes? Por que comigo? Mas, se você tem consciência de que esse não seja o seu momento de engravidar, independente dos seus motivos, comece a pensar em seu futuro reprodutivo.

Para quem é indicado o congelamento de óvulos?

  • Mulheres que desejam postergar a maternidade
  • Pacientes que iniciarão tratamentos oncológicos (câncer)

Tem idade máxima para congelar os óvulos?

Sabemos que o ideal é que o congelamento de óvulos seja realizado até os 35 anos de idade, por conta da qualidade e quantidade dos óvulos. Mas, nada impede que pacientes de 38 ou 40 anos, que ainda possuam boa reserva ovariana, também congelem os seus óvulos, como o caso da cantora Ivete Sangalo que coletou seus óvulos com 42 e 43 anos de idade. Porém, para muitas mulheres dessa faixa etária não é possível de ser realizada devido a qualidade desses óvulos, lembrando que após os 40 anos de idade, aumenta a chance do óvulo apresentar alteração genética.

Tem um prazo para descongelar os óvulos?

Não. Os óvulos podem ser descongelados a qualquer momento para poder ser fertilizado com o sêmen do parceiro, eles não possuem “data de validade”.

Até que idade posso utilizar esses óvulos para fertilizar?

Conforme estabelecido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), desde que a paciente possua condições de saúde para gestar, pode se engravidar a qualquer momento. Não existe idade limite.

Agende uma consulta com a nossa médica especialista em Reprodução Assistida e tire as suas dúvidas sobre o Congelamento de Óvulos.