Vitamina D interfere na Fertilidade?

A vitamina D é uma substância muito importante em nosso organismo, a qual é responsável pela absorção de cálcio e fósforo, sendo assim necessária para a manutenção do tecido ósseo e possui influência positiva no sistema imunológico. Você já deve ter ouvido alguém falar que é preciso tomar sol para melhorar a quantidade de vitamina D no organismo, não é mesmo!? E, isso é verdade. O sol é um importante elemento, onde os raios ultravioleta (UV-B) ao atingirem a pele, se transforma em uma molécula precursora da vitamina D.

Deficiência de Vitamina D pode interferir na fertilidade?

Sim. Níveis baixos de Vitamina D no organismo podem diminuir as chances de engravidar. Em média 11% da população sofre com o baixo índice deste nutriente no organismo e em mulheres com a Síndrome dos ovários policísticos esse número chega a 44%. É especulado que a falta desta vitamina pode levar a endometriose, como também é responsável por regular a formação de alguns hormônios, nos tratamentos de Reprodução Assistida a ausência desta vitamina, pode reduzir pela metade as chances de engravidar através das técnicas de Fertilização In Vitro (FIV).

O que a ausência dessa vitamina pode causar na gestação?

Em gestantes, o baixo índice de vitamina D pode resultar em problemas como pressão alta, diabetes gestacional. No bebê, pode levar ao baixo peso ao nascer e até mesmo ao aborto.

A deficiência de Vitamina D também pode afetar a fertilidade masculina?

Sim. No homem, a vitamina D estimula o desenvolvimento espermático, afetando a função dos espermatozoides maduros. Após realizados alguns estudos, pesquisadores da Universidade de Copenhagen, Dinamarca, sugeriram que a Vitamina D é importante para a espermatogênese e maturação dos espermatozóides. Além disso, a vitamina D poderia aumentar a produção de testosterona, hormônio masculino importante para a produção de espermatozoides.

Como aumentar a dosagem de Vitamina D no meu organismo?

Para manter níveis adequados de vitamina D no organismo, é recomendado a exposição ao sol durante 20 minutos por dia, sempre evitando, claro os horários entre 10h e 17h. Além deste método natural, em alguns casos é recomendada a suplementação através de vitaminas orais, mas antes de partir para este método, é importante dosar ao percentual de vitamina no organismo.

Abaixo listamos alguns alimentos que é rico em Vitamina D:

  • Salmão
  • Atum
  • Óleo de fígado de bacalhau e Arenque fresco
  • Bife de Fígado
  • Laranja
  • Gema de Ovo
  • Shitake

Em pacientes que estão em tratamento de Fertilização In Vitro (FIV) é importante a orientação do médico especialista quanto as doses de suplementação.

Entre em contato conosco e agende sua consulta!